terça-feira, 22 de setembro de 2009

Projeto Leituração é indicado para concorrer ao prêmio Vivaleitura 2009

Projeto Leituração é indicado para concorrer ao prêmio Vivaleitura 2009


O Projeto LeiturAção Ano I, uma iniciativa da Secretaria da Educação, através do Instituto Anísio Teixeira – IAT, está entre os cinco projetos nacionais indicados para concorrer ao prêmio Vivaleitura 2009, no quesito Bibliotecas. Projetos de leitura desenvolvidos por escolas da educação básica, bibliotecas, instituições e por pessoas de 11 estados são finalistas da premiação. O LeiturAção é o único selecionado da Bahia.

Segundo Jeudy Aragão, coordenador do Projeto, o acontecimento é mais um valoroso reconhecimento pelo trabalho desempenhado no IAT em prol da melhoria da qualidade da educação pública na Bahia.

Entre as quinze experiências finalistas serão escolhidas três que dividirão o prêmio de R$ 90 mil em dinheiro. O Vivaleitura deste ano recebeu 1.803 projetos de municípios das cinco regiões do país, sendo que mais de 50% vieram de escolas públicas e privadas.

Os objetivos do prêmio são aumentar e melhorar o acesso dos cidadãos à leitura, valorizar o livro como instrumento cultural e apoiar a criação e a produção de obras literárias. A festa de entrega dos prêmios acontece no dia 22 de outubro de 2009 em São Paulo. A relação dos 15 finalistas está disponível no www.premiovivaleitura.org.br

O Vivaleitura é uma promoção conjunta dos ministérios da Educação e da Cultura, coordenado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura e com patrocínio da Fundação Santillana, da Espanha. O Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) apóiam a iniciativa.

LeiturAção Ano I – O Leituração integra o Programa de Incentivo à Leitura do Ministério da Educação – MEC, com a perspectiva de apoiar e fortalecer o processo de estímulo e habilidade em leitura de jovens, sobretudo, dos alunos da rede pública de ensino. As mais recentes ações do projeto foram realizadas no Colégio de Aplicação Anísio Teixeira, nos dias 26 e 27 de agosto de 2009.

Para alcançar seus objetivos, são realizados cursos de formação continuada com professores, bibliotecários ou responsáveis pelas bibliotecas ou salas de leitura. A capacitação possibilita um “diálogo” com a leitura de forma lúdica, buscando um novo caminho para a aprendizagem através de atividades diversas que estimulem a imaginação, resgatem as experiências do cotidiano e impulsionem, através da leitura, novas formas de pensar e agir criticamente frente à sociedade.

Em sua fase piloto, o projeto teve duas etapas: a primeira, de formação continuada, com carga de 80 horas distribuídas em um período de três meses, que envolveu 200 cursistas, entre professores e funcionários; e a segunda foi uma intervenção com oficinas artísticas e literárias com 2.800 alunos das unidades escolares envolvidas.

Participaram do projeto, nove escolas, uma na cidade de Lençóis e as demais em Salvador, sendo uma de regime especial (Lemos de Brito) e outra, o próprio Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira. Além disso, a leitura foi estimulada através da promoção de ações que visavam a formação técnica de pessoal para atuar nos espaços de leitura (bibliotecas e salas de leitura) existentes nas escolas.

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