terça-feira, 22 de setembro de 2009

Projeto Leituração

Os déficits de leitura apontados pelas pesquisas realizadas pelos mais conceituados centros de pesquisa do Brasil revelam que a transformação deste cenário deve ser compreendida como uma responsabilidade de todos os envolvidos com o processo educacional, em regime, portanto, de estreita colaboração entre os dirigentes, os professores e os bibliotecários (substituído pelo auxiliar de biblioteca em caso de ausência deste profissional). A escola, bem como a sua biblioteca e/ou sala e leitura deve ser, neste contexto, responsável pela criação das condições favoráveis para a elaboração de estratégias de fomento à leitura, a partir de atividades de formação do leitor na biblioteca escolar ou pública municipal.


Nesta perspectiva, o Projeto Leituração oferece formação continuada aos professores, bibliotecários ou responsáveis pelas bibliotecas ou salas de leitura, vinculado à realização de oficinas que “dialoguem” com a leitura de forma lúdica, buscando um novo caminho para a aprendizagem; através de atividades diversas que desenvolvam a imaginação, resgatando as experiências do cotidiano, buscando na leitura novas formas de pensar e agir criticamente frente à sociedade. Em caso de inexistência de biblioteca nas escolas/municípios, o programa propõe a criação de salas de leitura. O envolvimento de diretores, professores, bibliotecários e auxiliares neste Programa é imprescindível, haja vista sua vinculação ao projeto político-pedagógico das escolas.

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