sexta-feira, 13 de novembro de 2009

CONHEÇA MELHOR O PROJETO LEITURAÇÃO


O Projeto Leituração, uma iniciativa da Secretaria da Educação do estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira–IAT, recebeu no dia 22 de outubro de 2009, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, o Troféu Vivaleitura 2009, no quesito Bibliotecas. O Projeto Leituração foi a única ação de estímulo à leitura da Bahia selecionada para o prêmio entre os mais de 1890 projetos das cinco regiões do país que foram avaliados e é realizado pelo Centro de Estudos e Documentação-CEDOC da Diretoria de Formação e Experimentação Educacional-DIRFE do Instituto Anísio Teixeira, como atividade integrada ao Programa de Incentivo à Leitura. O Vivaleitura é uma promoção conjunta dos ministérios da Educação e da Cultura, Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura e com patrocínio da Fundação Santillana, da Espanha. O Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) apóiam a iniciativa. Os objetivos primordiais desse prêmio são aumentar e melhorar o acesso dos cidadãos à leitura, valorizar o livro como instrumento cultural e apoiar a criação e a produção de obras literárias.

A missão do Instituto Anísio Teixeira é formular e executar as políticas do Estado voltadas para a formação permanente dos servidores da Secretaria de Educação, através do desenvolvimento de programas e projetos de educação presencial e à distância, para realização da formação inicial e continuada dos profissionais da educação. No âmbito das políticas de formação o IAT tem implementado diversas ações como esta que foi premiada e que priorizam contribuir para a qualificação do trabalho no cotidiano escolar.


Por orientação do Diretor geral do IAT, o professor Penildon Silva Filho, as formações oferecidas devem viabilizar a oferta de vagas com abrangência cada vez maior, possibilitando aos professores de todas as regiões do estado da Bahia o acesso as formações que garantirão o continuo processo de desenvolvimento da educação em nosso estado e um Prêmio com essa dimensão significa, sobretudo, mais um valoroso reconhecimento pelo trabalho desempenhado no Instituto Anísio Teixeira em prol da melhoria da qualidade da educação pública na Bahia por meio de ações de promoção e apoio à experimentações pedagógicas inovadoras.


Com esse projeto, especificamente, o IAT, entendendo que alunos e professores de escolas públicas estaduais e municipais devem ser continuamente estimulados a ler, procura apoiar e fortalecer o processo de estímulo e habilidade em leitura dos alunos de rede pública e da comunidade em geral, através da execução de cursos de capacitação continuada aos professores, bibliotecários ou responsáveis pelas bibliotecas, estabelecendo um “diálogo” com a leitura de forma lúdica, buscando um novo caminho para a aprendizagem; através de atividades diversas que desenvolvam a imaginação, resgatem as experiências do cotidiano, busquem na leitura novas formas de pensar e agir criticamente na sociedade e que façam cada vez mais dos alunos sujeitos leitores.


No ano de 2008 o Projeto Leituração foi realizado em três etapas: a primeira, de formação continuada, com carga de 80 horas distribuídas em um período de três meses, envolveu 200 cursistas, entre professores e funcionários das escolas; a segunda etapa foi de intervenção e aplicação do conteúdo da formação, agora envolvendo, através de oficinas artísticas e literárias mais de 2.800 alunos dessas unidades escolares; e a terceira ação consistiu na realização de um pesquisa de avaliação qualitativa de impacto acerca do desempenho alcançado pelos alunos na escola depois desses meses de convívio do projeto nas referidas unidades.


Participaram inicialmente do projeto, nove escolas, sendo uma no interior do Estado (no município de Lençóis-Chapada Diamantina) e as demais na capital (Salvador), sendo uma de regime especial (Escola Estadual Lemos de Brito), localizada num presídio. Esta ação foi denominada Leituração na Educação Prisional e obteve um destaque muito grande dentro da unidade prisional, repercutindo inclusive bastante na mídia. O Ministério da Educação resolveu então apoiar em 2010 com recursos estimados em cerca de 340.000,00 a execução do Leituração na Educação Prisional em mais quatro unidades prisionais do interior do estado e o objetivo é que esta formação alcance as 16 unidades prisionais existentes atualmente na Bahia


Em 2009 o projeto Leituração continua e atualmente realiza formação com 450 professores e funcionários das escolas e cerca de quatro mil alunos, distribuídos em nove escolas de oito municípios do Estado, sendo eles: Conceição de Jacuípe, Salvador, Amargosa, Jacobina e Serrinha, bem como Seabra (em duas escolas), Boninal e Piatã em nova modalidade denominada Leituração Quilombola, buscando, através da ênfase na importância da linguagem escrita e oral dessas comunidades, maior valorização na escola da identidade local dos cidadãos residentes em comunidades remanescentes de quilombo.


Novas modalidades do Projeto serão implementadas em 2010, a exemplo do Leituração Indígena, na região do Semi-Árido baiano e do Leituração Braile, com o objetivo de fortalecer o hábito da leitura dos portadores de deficiência visual.





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