sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Secretaria de Educação da Bahia recebe Troféu Vivaleitura 2009



O deputado Emiliano José (PT-BA) destacou em pronunciamento na Câmara Federal (dia 24/11) que a Secretaria de Educação da Bahia recebeu, através do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em outubro, no Museu da Língua Portuguesa da capital paulista, o Troféu Vivaleitura 2009, no quesito bibliotecas, pelo Projeto Leituração.

O parlamentar disse que o Projeto Leituração, desenvolvido pelo IAT através do Centro de Estudos e Documentação da Diretoria de Formação e Experimentação Educacional, se destacou dentre mais de 1890 outros projetos de cinco regiões brasileiras que foram avaliados. Trata-se de atividade integrada ao Programa de Incentivo à Leitura.

“O Vivaleitura é uma promoção conjunta dos ministérios da Educação e da Cultura, Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura e com patrocínio da Fundação Santillana, da Espanha. O Conselho Nacional dos Secretários de Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação apóiam a iniciativa. Os objetivos primordiais desse prêmio são aumentar e melhorar o acesso dos cidadãos à leitura, valorizar o livro como instrumento cultural e apoiar a criação e a produção de obras literárias”, explicou.

Segundo Emiliano, a missão do Instituto Anísio Teixeira é formular e executar as políticas do Estado voltadas para a formação permanente dos servidores da Secretaria de Educação, através do desenvolvimento de programas e projetos de educação presencial e à distância, para realização da formação inicial e continuada dos profissionais da educação.

“Por orientação do diretor geral do IAT, o professor Penildon Silva Filho, as formações oferecidas devem viabilizar a oferta de vagas com abrangência cada vez maior, possibilitando aos professores de todas as regiões do estado da Bahia o acesso as formações que garantirão o continuo processo de desenvolvimento da educação em nosso estado e um Prêmio com essa dimensão significa, sobretudo, mais um valoroso reconhecimento pelo trabalho desempenhado no Instituto Anísio Teixeira em prol da melhoria da qualidade da educação pública na Bahia por meio de ações de promoção e apoio à experimentações pedagógicas inovadoras”, ressaltou.

PROJETO LEITURAÇÃO

No ano de 2008 o Projeto Leituração foi realizado em três etapas: a primeira, de formação continuada, com carga de 80 horas distribuídas em um período de três meses, envolveu 200 cursistas, entre professores e funcionários das escolas; a segunda etapa foi de intervenção e aplicação do conteúdo da formação, agora envolvendo, através de oficinas artísticas e literárias mais de 2.800 alunos dessas unidades escolares; e a terceira ação consistiu na realização de um pesquisa de avaliação qualitativa de impacto acerca do desempenho alcançado pelos alunos na escola depois desses meses de convívio do projeto nas referidas unidades.

O projeto Leituração continua e atualmente realiza formação com 450 professores e funcionários das escolas e cerca de quatro mil alunos, distribuídos em nove escolas de oito municípios do Estado, sendo eles: Conceição de Jacuípe, Salvador, Amargosa, Jacobina e Serrinha, bem como Seabra, Boninal e Piatã em nova modalidade denominada Leituração Quilombola, buscando, através da ênfase na importância da linguagem escrita e oral dessas comunidades, maior valorização na escola da identidade local dos cidadãos residentes em comunidades remanescentes de quilombo.

Veja no Link:
http://www.emilianojose.com.br/?event=Site.dspNoticiaDetalhe¬icia_id=221

Nenhum comentário:

Postar um comentário